terça-feira, 21 de junho de 2011

Que pesadelo!

É isso que dá dormir de barriga cheia. Tive um pesadelo muito estranho essa noite. Vou contar para vocês.

Sonhei que torcia para um time de futebol que tinha em seu elenco diversos jogadores à sua disposição. Os critérios na escalação dessa equipe, ao contrário do que pareceria racional, não era o futebol que cada um deles era capaz de demonstrar. Contavam nesse time muito mais a forma e em nome de quem cada um deles chegava ao clube. Esse clube, que até pouco tempo possuia um time unido e guerreiro tornou-se cada vez mais desfigurado e sem referências. Deixou de ser exatamente um time e transformou-se numa vitrine para empresários exibirem seus jogadores, que ao menor sinal de valorização, eram imediatamente vendidos. Em seu lugar, contratavam um substituto da série B, ou algum terceiro reserva de clubes da série A. Quando havia um jogador que vinha apresentando bom futebol, apoiado pela torcida, mas que não pertencia aos agentes certos, este era automaticamente deslocado para a reserva ou dispensado do grupo. Os donos dos passes destes jogadores, privilegiados dentro deste clube , na prática passaram a decidir quem jogava e quem não jogava. Mas sem jamais deixarem de afirmar, de diversas formas, que estavam lá para ajudar e reforçar o time com bons nomes. 

Existia ainda dentro desse clube, informalmente, uma pessoa com alguma espécie de parentesco com um importante membro da diretoria, não me lembro ao certo. Nessa posição, influenciava fortemente os jogadores a assinarem contrato com ela mesma ou com pessoas próximas, em troca de uma maior exposição dentro de campo. Era o paraíso para alguns: um time de futebol todinho só pra eles, onde ganhavam muito dinheiro com a compra e venda de jogadores.


Até aí tudo bem. Mas com o tempo, os torcedores desse time ficaram completamente desorientados e sem referências. Simplesmente deixaram de ir aos jogos. Não conseguiam entender porque seus jogadores favoritos nunca entravam em campo. Esse time começou a perder partidas seguidas, e por placares humilhantes. Ao final do campeonato, o time estava entre os últimos colocados e foi rebaixado para a segunda divisão, mas muita gente havia conseguido forrar seus paletós com bastante dinheiro. Apenas estes viveram felizes para sempre.

Ufa! Ainda bem que acordei e percebi que havia sido apenas um pesadelo! Vocês não imaginam meu alívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário